Tratamentos

Quando está indicada a inseminação artificial?

maio 11, 2015 — by RodrigoRosa

main

Tratamentos

Quando está indicada a inseminação artificial?

maio 11, 2015 — by RodrigoRosa

A inseminação artificial é muitas vezes confundida com a fertilização in vitro, como se  fossem sinônimos. Mas são tratamentos bem diferentes.

A inseminação artificial também é chamada de inseminação intra uterina. O termo “inseminar” significa depositar o sêmen. Quando um casal tem relação sexual , ao ejacular, o homem realiza uma “inseminação intra vaginal”. Já a inseminação artificial tem esse nome pois nesse caso o sêmen do homem é depositado artificialmente através de um fino catéter dentro do útero. Essa inseminação é realizada no momento da ovulação.

A inseminação artificial está indicada nos casos de fator masculino leve ( concentração de espermatozoides acima de 10 a 15 milhões/ml, com motilidade progressiva acima de 20% a 32% e morfologia estrita de Kruger acima de 4%), fator cervical ( muco hostil), endometriose leve sem alteração tubária, na infertilidade sem causa aparente ( ISCA) até 2 anos, na falha do coito programado, ou para o uso de sêmen congelado ou de doador. Nos casos de fator masculino grave , alterações das tubas uterinas, idade mais avançada ( acima de 38 anos), a inseminação está contra-indicada e o tratamento nesses casos é a fertilização in vitro.

O tratamento é iniciado normalmente no 2º ou 3º dias do ciclo ( considerando-se o 1º dia como sendo o que ocorreu o sangramento “vermelho vivo”),sempre com exame de ultrassonografia prévio. A aplicação da medicação é diária e por via subcutânea e a dose é estabelecida pelo médico. A partir do 7º ou 8º dia de tratamento são feitos controles de ultrassonografia em dias alternados para avaliação da resposta ovariana ao estímulo, até o momento em que os folículos estejam prestes a ovular.Induz-se,então, a ovulação propriamente dita com a administração de medicamento injetável (gonadorofina coriônica-hCG) e programa-se a coleta do sêmen e a inseminação com o preparo dos melhores espermatozoides obtidos, no momento da ovulação. O tratamento dura 13 a 15 dias e o teste de gravidez ocorre após 15 dias.

inseminação_artificial

O intuito da inseminação é oferecer chances semelhantes a de um casal normal que tem relação sexual no período fértil, ou seja, em torno de 20%. Pode ser necessário mais que uma inseminação por ciclo, para se garantir a fecundação. A inseminação é um procedimento simples e não requer qualquer tipo de anestesia.